Quem não conhece, em Florença, uma rua com o nome curioso como por exemplo a”Via de ‘Malcontenti”? Esta é a rua que passa ao lado esquerdo da Igreja Santa Cruz, (no que diz respeito à parte dianteira) e conduz até a Torre della Zecca Vecchia.

Santa Croce DSC

Um nome que lembra o estado de espírito das pessoas que, em séculos passados, percorriam antes de serem levados para a forca.

santa croce florence

Via dei Malcontenti era originalmente um dos percursos que os condenados à morte percorriam antes de serem executados. Não muito longe, era na verdade a antiga cadeia Bargello que hoje é um renomado museu.

Via dei Malcontenti em Florença

As execuções ocorriam fora da antiga muralha da cidade: os prisioneiros eram acorrentados e levados das cadeias do Bargello em direção a Via dell’Anguillara, em seguida, na Piazza Santa Croce e no caminho paravam na Capela della Compagnia dei Neri onde recebiam as ultimas bençãos.

Chiesa di Ognissanti Firenze

Após a última missa, os condenados eram levados para fora da antiga muralha através de uma porta chamada não por acaso “Porta da Justiça.

O último trecho da Via San Giuseppe, entre a Capela della Compagnia dei Neri e da Porta da Justiça, foi rebatizado pelos cidadãos como Via dei Malcontenti: onde os presos davam os seus últimos passos antes de morrer, a choros e gritos desesperados.

Via dei Malcontenti