Inaugurado em 1444 e batizado em memória ao Massacre dos Inocentes de Herodes, o Ospedale Degli Innocenti  em Florença é conhecido por ser o primeiro orfanato da Europa.

brunelleschi-ospedale_degli_innocenti-facade

Projetado por Brunelleschi, a galeria é toda decorada com medalhões decorados em terra cota esmaltada por Andrea Della Robbia, ao redor de 1498, mostrando bebês envoltos em cueiros.

della-robbia

No pórtico esquerdo pode-se ver a Rota, uma rotatória feita de pedras onde as mães anônimas deixavam os seus filhos, tocando os sinos para que seus filhos fossem acolhidos no orfanato.Este sistema continuou funcionando até o fecho do hospital em 1875. Atualmente o edifício aloja um pequeno museu de arte renascentista.

la-routa

Hoje, o orfanato é considerado um notável exemplo da arquitetura do primeiro renascimento italiano, com uma galeria frente à praça della Santissima Annunziata, foi construído e dirigido pela “Arte della Seta” (“Guilda da Seda”) de Florença.Esta arte era uma das mais ricas da cidade e como a maior parte das confrarias, assumia obrigações filantrópicas.

Para saber mais curiosidades sobre Florença, faça uma visita com um guia de turismo especializado escreva para: contato@mariottiniviagens.com