Qual é a origem do Gallo Nero? Por que o Gallo Nero é conhecido nas adegas do mundo inteiro?

Uma das mais antigas e divertidas lendas de nossa bebida predileta remonta ao medievo e tem como personagem principal um galo faminto. O galo mais famoso da história viveu na Toscana,
há mais de 400 anos e teve atuação decisiva em uma disputa política entre Siena e Florença.
A lenda nos conta que na época das sangrentas lutas medievais entre Siena e Florença pela posse da região do Chianti, senesi e fiorentini resolveram decidirem essa questão de uma forma muito curiosa.

escultura

firenze

Na verdade as duas cidades decidiram confiar a definição da fronteira através de uma prova entre dois cavalheiros: um com as cores de Florença e outro com as cores de Siena. Cada cavalheiro partiria da sua cidade ao cantar do galo e a fronteira Florença-Siena seria definida exatamente no ponto onde os dois cavalheiros se encontrassem no meio do caminho entre as duas cidades.

siena

Siena escolheu um galo branco e convencido de que bem alimentado, o galo iria cantar mais alto na madrugada, o empazinou o galo de muita comida, enquanto os fiorentinos escolheram um galo preto o qual ficou sem alimentação

biketour

No dia escolhido para a disputa, o galo negro de Florença estava desesperado de fome e começou a cantar mesmo antes do o sol nascer. Enquanto isso, o galo branco de Siena, ainda estava dormindo, pelo simples motivo que ele ainda estava satisfeito com a barriguinha cheia.

Chianti Casa de Fazenda

O cavaleiro de Florença, com o canto do galo preto, começou imediatamente o galope, enquanto Siena teve que esperar muito tempo antes que o galo branco resolvesse cantar: O resultado do pacifíco combate foi que os dois cavaleiros se encontraram apenas 12 km dos muros de Siena, e assim a República de Florença conquistou uma grande parte da Região do Chianti.

Toscana Pôr do sol