A Basílica onde está enterrado São Francisco começou a ser construida logo após a canonização do santo em 1228. Foi Simone di Pucciarello que doou o local para a igreja, uma colina a oeste da cidade de Assis, hoje, o local é conhecido como Colina do Paraíso.

A pedra fundamental foi posta pelo Papa Gregório IX, em 17 de Julho de 1228. A igreja foi projetada e supervisionada pelo irmão Elia Bombardone, um dos primeiros seguidores do santo. A basílica inferior foi terminada em 1230.

Elia Bombardone


Cappella Delle  Relíquie DI S. Francesco

No dia de Pentecostes, em 25 de Maio de 1230, o corpo de Francisco foi trazido para o local. A construção da basílica superior começou logo após 1239 e foi finalizada em 1253.

Sua arquitetura é uma síntese do Românico e do Gótico Italiano.

As igreja Superior e a Inferior foram decoradas pelos maiores artistas daquela época como Cimabue, Simone Martini, Pietro Lorenzetti e Giotto, cujo afrescos A vida de São Francisco estão entre os mais famosos da Itália

Românico Arquitetura Igreja

A Basílica é administrada pelos Frades Menores

A Basílica é administrada pelos Frades Menores IMG_6342Conventuais. Os Frades Franciscanos Conventuais são os guardiães dos restos mortais do Santo.

No dia 26 de setembro de 1997, Assis foi atingida por dois fortes terremotos que danificaram severamente a basílica (parte do teto dela ruiu durante o segundo tremor, destruindo um afresco de

IMG

Cimabue) que passou dois anos fechada para restauração.Hoje, a basílica que domina a paisagem de Assis é um dos principais santuários cristão do mundo.

Assis é um dos principais santuários cristão do mundo